1º Trimestre
Itaboraí, 26 de maio de 2016.
Colégio Aprovação. - GAP.
Turma: 1001.
Disciplina: Educação Física.
Disciplina: Educação Física.
Professor: Rodrigo Sabino.
Alunas: Ana Vitória Lima. - Nº 02.
Camila Amaral. - Nº 07.
Autoridade x Autoritarismo
"Os arrogantes ofendem os outros para conseguir "autoridade". E quando se julgam "mestres", usam a humilhação como uma das suas "ferramentas de ensino". Os sábios, movidos pela compaixão e pela serenidade, conseguem ensinar por meio do exemplo, o que lhes confere, além da verdadeira autoridade, um grande carisma. Para os sábios, as pessoas são insubstituíveis. Para os arrogantes, as pessoas são descartáveis.” ― Maria Cleide Da Silva Cardoso Pereira.
No esporte é oportuno ter um líder que saiba, quando do início de uma experiência qualquer, quais as possibilidades de acontecimentos futuros que poderão advir da mesma na vida do atleta. Com isso o líder que detém essa autoridade sabe orientar, reorientar, modificar, interromper, reorganizar etc, as atitudes daqueles que praticam esportes, exemplo: capitães de seus times.
- Frases que facilitam a compreensão da explicação:
“Experimente fazer dessa maneira...”
“Tente mudar
sua atitude, que tal ficar mais calmo...”“Não está dando certo, vamos mudar o ritmo da tarefa...”
“Pare com essa brincadeira, isso acaba em lesão...”
Já o autoritarismo no meio esportista é a prática de atitudes que acarretam no medo, na insegurança, na intimidação etc. Quem o pratica tem como finalidade diminuir o indivíduo que exerce o esporte e se fazer obedecer, no entanto, essas pessoas não são respeitadas e sim, temidas. O autoritarismo foi muito utilizado na época da ditadura militar, pois a população era manipulada e seus direitos de cidadania confiscados, assim o governo se impunha sobre a mesma e, é isto que ocorre nos esportes, quando se há a falta de bom senso e o abuso do poder.
Olá! Obrigada pela referência ao meu texto. Autoridade é conquistada pela empatia, o que é bem diferente do autoritarismo. Intimidação é forma mais evidente de quem é autoritário(a). Desejo que o conceito de autoridade seja compreendido em sua essência, de modo a banir o autoritarismo de todas as relações interpessoais.
ResponderExcluirForte abraço!
Maria Cleide da Silva Cardoso Pereira